sexta-feira, 31 de outubro de 2014

42° Feira do Livro de Pelotas teve sua abertura oficial nesta sexta-feira


Luís Carlos Vinholes, patrono da 42ª Feira do Livro de Pelotas
O sino que simboliza a abertura de mais uma Feira do Livro soou através das mãos de Luís Carlos Vinholes, patrono do evento este ano, durante a cerimônia de abertura que aconteceu no começo da  noite desta sexta-feira (31). A celebração também contou com a presença de autoridades como o Prefeito Municipal, Eduardo Leite e de uma apresentação da banda do Colégio Tiradentes da Brigada Militar.

Embora já estivesse com suas bancas funcionando desde quinta-feira, a 42ª Feira Livro teve sua abertura oficial realizada no final do dia e traz na sua programação muita manifestação de arte e cultura. 

Este ano o evento tem como orador Mario Maia e apresenta como seu patrono Luís Carlos Vinholes, pelotense responsável por levar a cultura da cidade para vários lugares do mundo: "Quando fui convidado para ser patrono da Feira do Livro fiquei muito emocionado. É uma grande responsabilidade estar em um evento com tanta representatividade cultural", afirmou LC Vinholes.

A Feira do Livro volta a acontecer na Praça Coronel Pedro Osório e além das bancas de livrarias conta com palestras e oficinas na sua programação











Texto: Emanuelle Silveira
Fotos: Emanuelle Silveira 
Fábio D´Avila
Assessoria de Comunicação da Empresa Jr. UCPEL





















.

Retorno à praça e novidades na 42ª Feira do Livro de Pelotas

De volta ao seu local de origem, a 42ª Feira do Livro de Pelotas já está em pleno funcionamento na Praça Coronel Pedro Osório. Este ano, um novo membro juntou-se à família: a loja Vida Quadrada, destinada ao público geek, também conta com um estande no evento.


Deilon Candido, sócio proprietário da loja, tem muitas expectativas para essa nova oportunidade de expandir seu negócio e ampliar a abrangência da cultura nerd. A ideia é trazer o público da loja para a feira do livro e vice-versa. Em parceria com a Livraria Vanguarda, a loja está promovendo um concurso de cosplay para este domingo (02). Ele disse, ainda, que mais coisas podem surgir nesse meio tempo de feira.


Marcos, gerente da Livraria Mundial, comemorou o retorno à praça. Afirmou que a Feira já criou raízes no local e, ao trocar para o Mercado Público, no ano passado, o movimento foi menor que o normal. 

Presente desde a primeira edição da Feira do Livro, a livraria já tem certa tradição no ramo e nota com satisfação que, atualmente, o público jovem vem demonstrando maior interesse com relação à leitura, inclusive com a literatura brasileira. De acordo com ele, os livros mais procurados são:

- A culpa é das estrelas, de John Green

- Para onde ela foi, Gayle Forman

- Felicidade Crônica, Paixão Crônica e Liberdade Crônica, de Martha Medeiros

- A grande arte de ser feliz, de Rubem Alves

- Pelotas dos excluídos, de Adão Monquelat


Texto e fotos: Graciele Cordeiro e Maína Baez
Assessoria de Comunicação da Empresa Jr. UCPEL

Primeiros exemplares de “Andanças Imaginárias” são distribuídos na 42ª Feira do Livro de Pelotas

Nesta quinta-feira (31), na 42ª Feira do Livro, Nauro Júnior distribuiu os primeiros exemplares de seu mais novo lançamento, o livro de poemas e crônicas “Andanças Imaginárias”, contendo ilustrações de sua filha.

As cópias estarão disponíveis nas seguintes livrarias: Mundial, Vanguarda, Oxford e Cia dos Livros. O lançamento oficial acontece neste sábado (1º novembro), às 18h.


Texto e foto: Graciele Cordeiro e Maína Baez
Assessoria de Comunicação da Empresa Jr. UCPEL

Arquiteto Pedro Fiori Arantes palestra para acadêmicos no segundo dia da Feira do Livro de Pelotas

Pedro Fiori Arantes participa de Seminário da Arquitetura 
Dando início às atividades do segundo dia da 42ª Feira do Livro de Pelotas, ocorreu nesta quinta-feira (31), na Bibliotheca Pública de Pelotas, uma palestra com o arquiteto Pedro Fiori Arantes, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com o tema “UniverCidade - a relação entre a escola e a sociedade”. Foram citadas questões como as disputas em torno do currículo de Arquitetura, o entendimento da profissão e a relevância social do arquiteto.

Arantes criticou o fato de os estudantes estarem prisioneiros de uma formação limitada, de uma grade curricular que não faz junção da parte teórica com a parte prática, devido ao fato de os recursos, como uma impressora 3D, serem extremamente caros. Afirmou, ainda, que devemos constantemente nos questionar acerca do sentido das coisas, sair do senso comum, redescobrindo nossas necessidades e nossos desejos.

A palestra fez parte de um Seminário de Arquitetura organizado conjuntamente pelos setores acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), contando com convidados de diversas outras instituições, promovendo um debate sobre o ensino do curso ao longo do país. 

Taníse Gouvêa, aluna do segundo semestre de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, disse achar interessante a iniciativa por possibilitar contato com alunos de vários cantos do país, compartilhando experiências sobre as diferentes universidades.

Texto e foto: Graciele Cordeiro e Maína Baez

Exposição de poesias ilustradas marca início da 42ª Feira do Livro de Pelotas

Escritor Mário Campello prestigia a exposição 
A 42° Feira do Livro de Pelotas foi aberta ao público na tarde desta quinta-feira (30/10) na Praça Coronel Pedro Osório. 

As livrarias já começaram a montar seus estandes para a abertura oficial, que acontecerá amanhã a partir das 19:00h com a presença das autoridades locais.

Durante a tarde desta quinta-feira, aconteceu uma exposição de poesias ilustradas da escritora Loiva Hartmann na Bibliotheca Pública. Mário Campello, escritor, foi prestigar e declarou: “Achei a exposição muito boa, fui para conhecer, pois essa prática eu desconhecia. A prática é diferente do que eu imaginava.

As outras atrações que estavam previstas para a tarde da abertura foram canceladas devido ao mau tempo e remarcadas para esta sexta-feira no mesmo horário.




Texto e fotos: Karolaine Abib e Karoline Peter 
Assessoria de Comunicação da Empresa Jr. UCPEL


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Praça recebe a 42ª Feira do Livro de Pelotas

A Feira do Livro de Pelotas convida a todos a participar de sua 42ª edição com o tema “A Cidade e suas Narrativas”, que trata sobre uma nova geração de escritores, trazendo um estilo mais urbano a literatura. A Feira do Livro de Pelotas de 2014, realiza este tema através de diversos escritores convidados e de várias atividades dentro de sua programação.
Nesta sexta-feira (31), a partir das 14h teremos como convidados a Câmara Pelotense do Livro, Pedro Arantes, Mandiga Arte Literatura e o Coral da Escola Tiradentes.
No sábado (01), também a partir das 14h, teremos como convidados, Maumau, Livraria Vanguarda, Escola Adolfo Fetter, Patrick Tedesco, Grupo de Dança Beatriz Santos, Obras e Autores na Última Página, Luiz de Miranda, Luiz Carlos Vinholes e Tiago Munhoz
Já no domingo (02), a partir das 14h, os convidados serão, Vida Quadrada, Livraria Vanguarda, Patrick Tedesco, Obras e Autores na Última Página, Kledir Ramil e Quarto de Banho.
Convidamos a todos a prestigiar a mais este evento cultural de nossa cidade, traga seus amigos e familiares a este momento de lazer e cultura.







Texto: Isabela Mattos
Arte: Andrei Kannenberg e Carolina Ferreira


Começou hoje a 42ª Feira do Livro de Pelotas. Informe-se aqui das atividades que ocorreram durante a Feira, que vai até o dia 16 de novembro.