quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Cosplay invade Feira do Livro de Pelotas

Cosplay de Juvia Lockhart de Fairy Tail
Uma das novidades que a Feira do Livro está apresentando na edição deste ano é a divulgação da cultura Cosplay. Uma cultura que agrada tanto aos jovens, quanto aos adultos pelo mundo. Organizado conjuntamente pela Livraria Vanguarda e pela loja Vida Quadrada, o concurso de cosplay, que ocorreu no último final de semana, reuniu um grande público entorno da Praça Coronel Pedro Osório.

Cosplay é a abreviação de costume play, que se pode traduzir como “representação de personagens”. Ou seja, é se vestir como algum personagem de algum livro, filme, mangá, animê, jogo, etc., e representá-lo, como em uma peça de teatro.

Sérgio Quintian - o "Vôverine"
Entrevistamos alguns dos participantes, como o já grande conhecido do público, Sergio Quintian: o “Vôverine”. Por onde passa, ele chama muita atenção do público com seu carisma. Apesar do que muitos pensam, cosplay não é só para os  jovens. Sérgio tem 62 anos e está nessa área há 6 anos. Dentre seu histórico há personagens como o do Super-homem (DC Comics), Justiceiro (Marvel Comics) e até mesmo um cowboy, que foi como iniciou sua carreira. Mas o que mais marcou sua vida, e o que já vem fazendo há alguns anos, é o Wolverine (Marvel Comics), dos XMen. 

Sergio confecciona sua própria vestimenta, apesar de suas novas garras de fibra de vidro serem feitas em parceria com um amigo. Além de cosplayer, ele é escritor e poeta: tudo lhe inspira. Para ele, fazer cosplay é uma boa oportunidade para praticar teatro, outra coisa que ele ama. 

Sempre que ocorre eventos de cosplay ele gosta de participar. No AnimeBomb 2014 ficou com a segunda colocação na categoria Individual Livre. Quando questionado se sofre algum tipo de preconceito, diz que isso geralmente parte de pessoas com idade mais avançadas do que dos jovens. Inclusive, comentou que seu filho também faz cosplay. 

Por fim, Sérgio incentivou que todos participem desse tipo de representação, pois é uma boa forma de conhecer sua própria vocação. Outra sugestão é que, na hora de ensaiar, tenhamos um diretor, ou até mesmo um grupo de amigos para ajudar a melhorar o desempenho da representação.

Alessandra adora a personagem Sakura Haruno
Conversamos também com Pantherlily, de 14 anos. Ela representa a Lady Alois Trancy, de Black Butler, mangá escrito e ilustrado por Yana Toboso. Ela também já fez cosplay de Ciel Phantomhive, do mesmo mangá. 

Alessandra é seu nome verdadeiro. A moça nos contou que desde pequena gostava de representar personagens. Ela assistia Naruto e adorava a personagem Sakura Haruno. Com a ajuda da internet, esse interesse aumentou. 

No começo seus pais ficaram um pouco assustados, já que a confecção das roupas eram um tanto caras, mas hoje ela conta com o apoio total deles. Sua próxima meta é fazer cosplay de Minene Uryuu, do mangá O Diário do Futuro, de Sakae Esuno. Ainda sobre sua roupa, disse que sua vizinha a ajuda com a confecção dos vestidos, mas os detalhes, como a maquiagem detalhada, as aplicações, a peruca, etc., é ela quem faz. 

O desfile foi iniciado após uma apresentação de Tsubasa Chronicle, produzido pelo grupo CLAMP (produtores também de Sakura CardCaptors), protagonizado por Francis Costa e Bruno Dutra. Esta mesma representação será feita no Chile em outro concurso.

Kevin Juarez - cosplay de Deadpool, da Marvel Comics
Segundo os jurados, decidir os ganhadores foi uma tarefa difícil. Kevin Juarez (20 anos) ficou com o terceiro lugar, com o cosplay de Deadpool, da Marvel Comics. Disse que gosta do personagem porque ele é engraçado e “zoado”. Ele mesmo confecciona parte da sua roupa e está envolvido nisso há 6 anos. 

O segundo lugar ficou com o cosplayer vestido de Chouji Akimichi, personagem do mangá Naruto Shippuden, de autoria de Masashi Kishimoto. Em tão profunda sincronia com o personagem que estava interpretando, ele virou um ninja e sumiu logo após a apresentação, por isso não conseguimos entrevistá-lo.

Alice Salin como Elsa de Frozen - Uma aventura congelante
O primeiro lugar foi de Alice Salin como Elsa de Frozen – Uma Aventura Congelante. Alice comentou que já fez outros cosplays, mas o que ela mais gosta é esse, já que adora ver as crianças enlouquecidas com a personagem na frente delas, além de adorar a roupa, a qual foi confeccionada pela sua mãe, e os detalhes aplicados por ela mesma.

"Elsa" recebe seus vale-compras
da loja Vida Quadrada e da Livraria Vanguarda
Ainda de Fairy Tail, o espírito celestial Áries
Do jogo da SEGA, Sonic, o ouriço azul
Lady Elizabeth Midford de Black Butler
Da esquerda para a direita: Áries, Orochimaru (Naruto), Sonic, Elsa,
Juvia, Alois, Elizabeth, Wolverine e Deadpool. 
Ué? Cadê o Chouji?! 
Após o desfile, ainda rolou um Quiz Geek.
Nesta foto, os ganhadores recebem seus prêmios.

Texto e fotos: Graciele Cordeiro, Maína Baez e Vivian Vieira
Assessoria de Comunicação da Empresa Jr. UCPEL



Nenhum comentário:

Postar um comentário