Ao fornecer espaço para a divulgação de suas obras, a Feira do Livro, vem proporcionando uma maior visibilidade aos escritores da região sul do estado. Autores como Débora de Oliveira Lopes, Mauro Cézar Freitas e Edilberto Luiz Hammes foram alguns dos destaques na seção de autógrafos desta edição da Feira do Livro de Pelotas.
Criatividade, inteligência e paixão pela literatura são alguns dos pontos em comum entre os escritores, que obtiveram o reconhecimento de seu talento pelo público pelotense. Através da intensa movimentação de fãs no interior da Tenda Cultural foi possível perceber o sucesso dos lançamentos. Abaixo, encontram-se relacionadas às obras e seus respectivos autores.
Domínia - Triologia (Cia dos Livros)
No romance de ficção Domínia – Triologia, a autora Débora de Oliveira Lopes cria uma atmosfera mística para apresentar aos leitores um novo mundo mágico com guerreiros destemidos. Revelando que a busca pelo poder é inerente à alma humana, e como a relação entre religião e mito ainda consegue retratar a curiosidade da alma dos indivíduos. A triologia ainda não tem previsão para o lançamento de seus próximos livros, no entanto, estes já se encontram em fase final de produção, até mesmo com os títulos definidos: “O Retorno de Sólis” e “A Terceira Geração”.
Débora Lopes é natural de Piratini, pelotense de coração e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Através da comunidade de autopublicação Clube dos Autores, conseguiu realizar o sonho de ter sua obra nas livrarias. O êxito de sua primeira publicação chegou rápido: após o lançamento na sexta-feira, Domínia -Triologia teve todos os seus exemplares vendidos.
O livro infantil “Preto e Branco”, de Mauro Cézar Freitas, conta a história de um menino que tem como tarefa da escola fazer um desenho. No entanto, Guto fica sem lápis colorido. Frustrado, ele segue a sugestão de seu pai e utiliza apenas o lápis preto para desenhar. Assim, Guto descobre um mundo de infinitas possibilidades que podem ser realizadas em preto e branco. Uma história simples e criativa que encanta não só as crianças, mas também, os adultos que descobrem junto a Guto como não se prender as pequenas impossibilidades da vida. A obra é escrita e ilustrada pelo próprio autor.
O publicitário, escritor e ilustrador Mauro Freitas mora na cidade de Sapucaia do Sul. Além de “Preto e Branco”, o autor também ilustrou o livro infantil “Ser ou Não Ser? Eis Itamar!” da escritora Adriane Zhreddine. Baseado em uma história real, a obra conta a história do menino Itamar, que era superdotado e, por isso, incompreendido pelo mundo, sofrendo com o bullying de seus colegas. Hoje em dia, Itamar é um bem sucedido Biólogo. Ambos os livros, voltados para o público infantil, contam histórias de superação, e podem ser apreciados também por adultos.
O livro escrito por Edilberto Luiz Hammes, em comemoração aos 190 anos da Imigração Alemã para o Brasil, é um dos mais completos sobre essa temática. Contando a história da imigração alemã no município de São Lourenço do Sul, a obra é amplamente ilustrada com fotografias e mapas da cidade, trazendo à tona a importância dos imigrantes e de seus descendentes no desenvolvimento da região.
Texto e fotos: Graciele Cordeiro, Maína Baez e Vivian Vieira
Assessoria de Comunicação da Empresa Jr. UCPEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário