domingo, 16 de novembro de 2014

Sessão de autógrafos movimenta tarde de sábado

O médico, professor e escritor
Ivan Sérgio Rodrigues Bulcão
No feriado de 15 de novembro, a Tenda Cultural da Feira do Livro de Pelotas, abrigou mais uma sessão de autógrafos, que reuniu cinco obras que tratam de temas diversos e mostram um pouco do conhecimento produzido em nossa região.
Diego Irigoyen Pinheiro escreveu o livro “O Último Saladero”, que trata da História da tradição basca na cidade de Pelotas. Na sua apresentação, o escritor fala que a presença basca no Rio Grande do Sul não é pequena, destacando que um Irigoyen, grande charqueador de Santana do Livramento foi o fundador do frigorífico Armour.
Enquanto isso, o psiquiatra e professor Ivan Sérgio Rodrigues Bulcão, lançou o livro “Casos Clínicos: Crianças e Adolescentes com Problemas de Aprendizagem e Comportamento”. Trabalhando com o público infantil há mais de 40 anos, o profissional faz um inventário dos diversos problemas que podem dificultar o aprendizado das crianças de nossas escolas. A obra também pretende servir como guia aos professores que resolvem enfrentar esta situação de frente.
Já a área do Direito foi agraciada com dois lançamentos neste sábado de feriado na Feira do Livro. O professor e advogado José Ricardo Caetano Costa, com 26 anos de atuação profissional, lançou o livro “Perícia Biopsicossocial: Perspectivas para um novo modelo pericial”. Nesta obra o autor pretende esclarecer ao público leigo aspectos relacionados à perícia médica.
O outro representante das Ciências Jurídicas, Marcelo Malísia Cabral, professor de Direito e juiz há 19 anos, lançou a obra “A garantia fundamental de acesso aos tribunais – conteúdo, estrutura, limites e restrições”. Baseada na sua dissertação de Mestrado, esta obra pretende desmistificar a imagem de inacessibilidade que ainda marca a justiça de nosso país.
Mas, o lançamento mais procurado e autografado da tarde foi sem dúvida nenhuma a obra “Nossos Bichos: guia dos animais da região de Pelotas e Rio Grande – RS”. Este livro, escrito por Angélica Freitas, organizado por Renata Aires de Freitas, Sônia Huckembeck e Camila Garcez Marroni e ilustrado por Odyr é a contrapartida social da duplicação da BR – 116 e 392. A obra traz a lista dos animais que compõem a fauna encontrada no leito destas duas rodovias. A iniciativa de transformar este estudo em livro foi patrocinada pelo grupo formado pelo consórcio BR – 116/392 – Gestão Ambiental, STE – Serviços Técnicos de Engenharia, Ibama e DNIT.

E a repercussão positiva deste lançamento veio da ideia de distribuir gratuitamente os exemplares desta obra, tanto para o público infantil, principal alvo do conteúdo disponibilizado no livro, quanto para o público adulto, fato que agradou a gregos e troianos.

Texto e foto: Luís Artur Janes Silva
 Assessoria de Comunicação da Empresa Jr. UCPEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário