sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Sessão de autógrafos é destaque da 42ª Feira do Livro de Pelotas

A 42ª Feira do Livro de Pelotas tem como tema central a Nova Literatura Brasileira, agraciando a cidade com a presença de diversos escritores contemporâneos, principalmente da região sul. O evento vem engrandecendo a programação cultural desta edição, propiciando aos leitores a interação com os novos autores gaúchos.

Na última terça-feira (04), aconteceu na Tenda Cultural da Feira do Livro de Pelotas uma sessão de autógrafos com três autores da região sul do estado: Marcia Nadya Resende Duro de Mello com o livro de poemas intitulado “Um Aroma de Rosas”, Ivan Nunes Gonçalves com poemas infanto-juvenis em “O Menino que Brincava com as Palavras” e Marco Aurélio Morales do Nascimento com a obra de ficção “Agência de Modelos”. Os três autores gaúchos representam uma nova geração da literatura brasileira que é destaque na feira pelotense, cuja temática desse ano “A Cidade e suas Narrativas” oferece aos autores regionais o ingresso no cenário da literatura nacional.

Sobre os escritores:
A poetisa Marcia de Mello é natural de Bagé e esbanja simpatia por onde passa. Com muito carinho e criatividade, a autora distribuiu, entre os leitores que prestigiaram a sua presença na feira, rosas confeccionadas em papel crepom, com um aroma que tomou conta da Tenda Cultural. A professora aposentada publicou sua primeira coletânea de poesias no livro “Um Aroma de Rosas” em 2012, e desde então divulga seu trabalho pelo Rio Grande do Sul. A autora revelou que já esta com outro projeto em andamento para o próximo ano chamado “Poetizando” e que já está preparando outra surpresa para encantar os seus leitores.



Marco Aurélio do Nascimento é um premiado compositor que decidiu se aventurar pelo mundo da literatura. Depois de se aposentar, o autor do Hino do Bicentenário da Princesa do Sul, começou sua trajetória pela música e pelas artes. Após lançar seu primeiro livro “Agência de Modelos” (Cia dos Livros), o autor já tem outros dois projetos em andamento. Natural da cidade de Canguçu, Marco Aurélio, afirma que precisou de apenas três meses para produzir a obra que conta a história de uma menina da periferia que sonha em se tornar uma modelo de sucesso.



Em “O Menino que Brincava com as Palavras” (Vanguarda), o professor de Química Ivan Nunes Gonçalves reúne uma série de poemas elaborados especialmente para crianças. Sua primeira obra individual é inspirada em suas lembranças de infância. O educador natural de Arroio Grande é Bicampeão Brasileiro do Prêmio Professores do Brasil 2011 e 2012, tendo sido premiado, também, pela Microsoft como Educador Inovador na categoria Inovação em Comunidade. Quando questionado a respeito de sua inspiração para escrever, o autor afirmou que “tudo se transforma em poesia”. Para demonstrar como acontece esse processo, Ivan nos honrou com uma poesia composta no momento em que era realizada a entrevista, que fala sobre a profissão jornalística:

“Ter um olhar atento
Ver aquilo que nossos olhos
Não podem ver
E que nossos ouvidos
Não podem escutar.
Ir além
Caminhar, seguir em frente
Apesar dos desafios que
Nos esperam.
Ser persistente,
Insistente
Jamais desistir.
Os sonhos têm asas
E nos levam para
Onde nossas ações
Se encontram!
Desconfiar das certezas
Que nos levam para
Um porto seguro,
Mas que, aos poucos,
Nos deixam distantes
De nós mesmos.”

Ivan Nunes Gonçalves





Texto e fotos: Graciele Cordeiro, Maína Baez e Vivian Vieira
Assessoria de Comunicação da Empresa Jr. UCPEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário