sábado, 15 de novembro de 2014

Tenda Cultural é palco das escolas pelotenses

No último dia 12 de novembro, a Tenda Cultural da 42° Feira do livro foi mais uma vez palco de mais apresentações de grupos de dança das escolas pelotenses. Fortalecendo a ideia de que a feira, hoje em dia não é apenas destaque para livros e promoções, alunos das escolas Santa Teresinha e Pinguinho de Gente , juntamente com outros educandários, abrilhantaram a tarde de quem passou pela Praça Coronel Pedro Osório.

O Grupo de Dança Movimento da Escola Municipal Santa Teresinha existe há 8 anos, e é um projeto pedagógico que visa o aprendizado e aproveitamento do conhecimento das crianças. A professora Ana Maria Peraça Rocha conta que nas aulas é apresentado para os alunos ritmos musicais que muitos não conhecem.  As atividades ocorrem no turno inverso aos estudos e tem tido bastante procura.

" Muitas vezes estamos com as vagas esgotadas. Nossa principal dificuldade é a locomoção dos alunos. Quando surge convite para participarmos de algum evento, ainda temos alguns empecilhos, mas continuamos sempre em busca de novas possibilidades", conta Ana, que complementou ainda que o grupo participou de outros eventos pela cidade, como a Fenadoce.

A professora acrescenta que a participação das alunas em um evento como a feira é muito importante. Aproxima as crianças das questões culturais da cidade, e de muitas outras coisas que, às vezes, não fazem parte de seu cotidiano.  Lembra também que os pais apoiam bastante o projeto. 

Magali Ferreira Alves conta que acha muito importante a participação da filha Crislane ( 10 anos)  no grupo. "Eu apoio muito minhas filhas e o projeto é maravilhoso. Percebi que o interesse dela pela escola e as atividades aumentou bastante depois que ela entrou no grupo. Eles participarem de um evento como este é muito importante, a escola fica conhecida", ressalta Magali.

Com a Pinguinho de Gente não foi diferente. Fazendo parte do grupo alunos e ex-alunos da escola de educação infantil, o projeto de dança é uma atividade extraclasse, com ensaios duas vezes por semana, sendo ministradas aulas de ballet clássico e jazz. A professora Mariana Silva destaca a importância do contato dos alunos com a arte desde cedo.

"É muito bom para a formação delas. Há alunas que estão dançando conosco desde muito pequenas e é visível a desinibição que há depois de um tempo, é muito gratificante", conta Mariana, que acrescenta ainda que o grupo, sempre que possível, busca festivais para participar.

Até domingo, a Tenda Cultural recebe diversas atividades. É possível acompanhar a programação na página da Feira, no facebook.










Texto e fotos: Lizandra Vilela
Assessoria de Comunicação da Empresa Jr. UCPEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário